Arte: Mini Mundos

A artista Allison May Kiphuth mesmo diz que passa muito tempo de sua vida fazendo grandes paisagens caberem dentro de pequenas caixas.

Ela pinta pequenas aquarelas de pássaros, peixes, árvores e nuvens e encaixa essas pinturas em minúsculas caixas de madeira e forma lindas paisagens. E as caixas são pequenas de verdade: algumas tem apenas 2,5 cm por 2,5 cm. As pinturas são encaixadas em camadas o que gera uma percepção de profundidade da paisagem, como um diorama.


AllisonMayKiphuth-BarnOwlAllisonMayKiphuth-Harbor

AllisonMayKiphuth-TheWatcher

Os temas são muitas vezes noturnos com raposas e corujas e também marinhos com baleias e peixinhos no fundo mar,  e as paisagens tem um ar meio melancólico. Mas o que realmente chama a atenção é a pequenez das caixas e paisagens, temos a sensação de que aquilo é apenas um pequeno vislumbre de um pequeno grande mundo.

O site dela tem o portfolio completo de suas obras e o instagram dela é esse.

AllisonMayKiphuth-RedShoulderedHawk
AllisonMayKiphuth-TheEspectatorsAllisonMayKiphuth-TheGathering

AllisonMayKiphuth-Quiet

Inspiração: Casal Eames

Charles e Ray Eames são um casal de americanos que se complementavam também no trabalho. Ele era arquiteto, ela estudou pintura  e se  conheceram quando ele o ajudou a desenvolver uma linha de móveis de madeira para o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Eles contribuíram muito  para o desenvolvimento do modernismo na arquitetura e no design. A própria casa deles foi construída em 1949 para ser um modelo do modo de vida moderno, ela era parte do Case Study Houses: um programa que patrocinou a construção de várias casas que servissem de modelo para o boom residencial americano na época.

ho_ex102_c2a9

Os móveis produzidos pelo casal também são muito famosos, principalmente suas cadeiras. Em 1941 Charles Eames e o arquiteto Eero Saarinen ganharam uma competição de design de móveis residenciais com essa cadeira:

csm_organicarmchairii_eamessaarinen_01_8abf182ab5

 

Muitos dos móveis desenhados pelo casal ainda são muito famosos e estão presentas em nossas casas, principalmente as cadeiras. Elas originalmente eram produzidas com uma espécie de madeira  prensada e moldada. Hoje elas são feitas de acrílico e outros tipos de plástico também.

s-side-chairs-red-white-blue-fiberglass_stitched-by-mh-1024x664li_emo_p_20130115_071_p-819x1024ch_lcp008

 

Mais informações sobre o casal podem ser encontradas aqui.

E as cadeiras podem ser encontradas para compras em grandes lojas como Tok Stok.

Colar de Nó

Como dá pra ver pelas bolsas, eu gosto de nó.  Estou querendo um colar de corda faz um tempão, aí parei de enrolar e fiz um.

IMG_2701-2

Usei o cordão de São Francisco, dois pedaços de 1,50m cada. Tentei fazer com um pedaço de corda só, mas achei o nó final pequeno, por isso usei os dois pedaços.
Achei esse site super legal que tem vídeos ensinando a fazer vários nós. O do meu colar se chama Longhorn e, a primeira vista, parece bem complicado, mas é só seguir o video com calma que dá pra fazer.
Se tiverem dúvidas, só falar comigo. :)